|
Serra Talhada recomenda contratação de farmacêuticos |
|
|
|
|
03/03/09 |
O Ministério Público Federal (MPF) em Serra Talhada (PE) recomendou às farmácias do município a contratação e o registro de técnicos farmacêuticos a serem responsáveis por cada estabelecimento. O profissional deve atuar obrigatoriamente durante todo o horário de funcionamento da farmácia.
De acordo com a recomendação, de autoria do procurador da República Marcial Duarte Coêlho, os estabelecimentos têm até 30 dias, a partir da notificação, para comprovarem que acataram a determinação do MPF. Caso a contratação de farmacêutico não seja providenciada, os responsáveis estarão sujeitos a ações judiciais.
A recomendação, instrumento de atuação do MPF extrajudicialmente, foi feita a partir de lista fornecida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco. O documento indicou os estabelecimentos de Serra Talhada que estavam em funcionamento irregular, sem a presença de técnico farmacêutico, o que contraria a Lei 5.991/73.
Para o MPF, é necessária a presença desse profissional nas farmácias, em virtude do que dispõe a Constituição Federal e Código de Defesa do Consumidor. De acordo ainda com a Lei Lei 5.991/73, o técnico farmacêutico é o especialista que possui conhecimentos técnicos e científicos necessários para dar assistência aos consumidores. Fonte: CRF/PE |