Na noite dessa sexta-feira (22), foi realizada a abertura da 11ª Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte, no Minas Centro. O evento contou com a presença do prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda, da deputada federal Jô Moraes, além de outras autoridades municipais.
O SINFARMIG levou para as atividades seis delegados, representando os trabalhadores da saúde. Os diretores Christianne Jacome, Junia Dark Lélis, Luciana Silami Carvalho, Sebastião Fortunato, Waldirce Inez de Souza e o Farmacêutitco da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Daniel Kascher, estão participando dos grupos de trabalho reforçando a atuação da classe farmacêutica na saúde pública.

Diretores do SINFARMIG participam como delegados na Conferência
Na palestra de abertura ministrada pelo secretário de assistência à saúde do Ministério da Saúde (MS), Helvécio Miranda Magalhães Júnior, os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) foram abordados, além da importância da aprovação da EC 29, para viabilizar mais recursos para a área de saúde.
De acordo com o representante do MS, o objetivo é transformar o lema “SUS para os pobres” em “SUS que promove inclusão e transformação social”, afinal, “Todos usam o SUS”.
A primeira noite de Conferência também teve expressiva participação popular (controle social), com faixas de protestos reivindicando melhorias dos serviços públicos de saúde e recusando claramente as propostas de parcerias público-privadas para a gestão da saúde no município.
As atividades da 11ª Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte seguiram no sábado e domingo, com a entrega das moções dos grupos de trabalho, além da escolha dos delegados que irão participar da 7ª Conferência Estadual de Saúde, no mês de agosto.
Fonte: Sinfarmig