Na terça-feira, 26, os Farmacêuticos do Amazonas foram às ruas em Manaus se manifestar por melhores condições de trabalho, aliados a outros profissionais da saúde funcionários da Secretaria de Saúde de o Estado do Amazonas (Susam). "Com o ato público, o governo aprovou reajuste de 8% a todos os servidores da saúde", declarou Antonio Ferreira Júnior, diretor do Sindicato dos Farmacêuticos do Amazonas - Sinfar-AM. Para o secretario geral do Sinfar-AM, "a manifestação foi um grito de alerta à sociedade e às autoridades competentes".
A manifestação repercutiu na mídia, e foi veículada na TV e jornais, como A Crítica, principal jornal de Manaus. Leia reportagem publicada:
“Saúde está abandonada no AM”, afirmam manifestantes
Funcionários da Susam realizam manifestação por melhores condições de trabalho. O protesto é um grito de alerta para as autoridades reavaliarem a situação dos profissionais de saúde do Estado
Em protesto por reajuste salarial de 12%, a aplicação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) e a criação de uma mesa de negociação, formada por gestores e trabalhadores, cerca de 90 funcionários da Secretaria de Saúde de Estado do Amazonas (Susam), realizaram uma passeata na manhã desta terça-feira (26), que teve início em frente à sede do órgão na Avenida André Araújo, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, e percorreu trechos da avenida próximos a secretaria.
Para o secretario geral do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Amazonas, Roniery Lima de Souza, a manifestação é um grito de alerta à sociedade e às autoridades competentes.
“A saúde está abandonada e os profissionais que salvam vidas precisam de um auxílio por porte do Governo. Nossas reivindicações pelos 12 % de reajuste, aplicação do plano de carreira, cargos e salários, aprovado em 2009 e criação da mesa de negociações, beneficiam todos os funcionários da Susam, por isso contamos com o apoio de todos” ressaltou Roniery .
Com faixas como “Estamos na Miséria”, “Luto” e “Queremos PCCS” e carro de som os manifestantes pararam parcialmente o trânsito na Avenida André Araújo, por volta das 10h, contando com escolta da Polícia Militar do Amazonas.
Da Redação, com agências