A Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Lima, distante 41 km da capital, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (15), a Conferên
cia Municipal de Saúde, com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.
O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre profissionais da área, usuários do sistema, prestadores de serviço e poder público municipal.
“A Conferência é essencial para discutirmos propostas de melhoria do Serviço Único de Saúde (SUS) oferecido à população. É um momento de análise, onde colocamos em pauta as maiores dificuldades enfrentadas pelo setor, elegemos as prioridades e elaboramos as possíveis soluções para os problemas constatados”, explica a secretária municipal de Saúde, Daiane Oliveira.
O eixo temático escolhido por Santa Rosa trabalhou o acesso e acolhimento de qualidade, discutido a partir das palestras realizadas por representantes do Ministério da Saúde em Sergipe. Seguridade social, gestão do SUS, financiamento e relação público/privado, foram alguns dos pontos da discussão. “Saúde de qualidade se constrói com a participação de todos. E é isso que estamos fazendo hoje, unindo forças e trabalhando para melhor servir a população”, afirma Daiane.
Propostas – Depois do debate, foi o momento de elaborar o relatório com as sugestões. “São idéias básicas, que asseguram o direito do cidadão”, ressalta a gestora. Entre as reivindicações estão a ampliação das ações de saúde, inclusive na oferta de especialidades e exames de alta complexidade, a garantia de acesso as redes de urgência e emergência e o financiamento da saúde.
“São propostas que redefinem a atenção básica, dando a ela capacidade de resolver os problemas de saúde da população, com acolhimento, humanização, centrada nas pessoas, focada na qualidade”, resumi o prefeito de Santa Rosa, Eduardo Prado, o Dudu (PTB), que fez questão de acompanhar o evento.
Na oportunidade, também foram escolhidos os cinco delegados que irão representar Santa Rosa durante a V Conferência Estadual de Saúde, em outubro. O grupo irá apresentar o relatório com as propostos aprovadas durante o encontro municipal, que servirá de base para a elaboração de novos projetos para a saúde pública.
Avanços – Mesmo diante das dificuldades, de acordo com prefeito, Santa Rosa já conseguiu bons avanços no setor. “A secretaria, juntamente com a prefeitura, tem trabalhado visando somente à qualidade de vida da nossa população e, sem dúvida alguma, para se ter qualidade é preciso se ter saúde”, afirma o gestor.
Segundo ele, conquistas feitas no decorrer da administração, como o convênio firmado com o hospital de Riachuelo, a aquisição de duas ambulâncias, novos equipamentos nas unidades de saúde, contratação de profissionais como ortopedista, entre outras, mostram o respeito e o compromisso com o povo de Santa Rosa de Lima.
A Notícia Agora SE