|
Fenafar presente no II Congresso Internacional de Medicamentos |
|
|
|
Aconteceu entre os dias 30 de outubro a 1° de novembro, em Brasília, o II Congresso Internacional de Medicamentos, realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa dos Usuários de Medicamentos (Idum), com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF). A Fenafar esteve presente ao evento, representada por seu vice-presidente Rilke Novato Públio e com stand que mostrou ao grande público presente o trabalho desenvolvido pela Federação ao longo de seus 35 anos.
O Congresso contou com a participação de autoridades e centenas de farmacêuticos e estudantes da área da saúde com objetivo de priorizar uso racional de medicamentos, onde foram debatidos temas como: os medicamentos genéricos, as patentes; a assistência farmacêutica, o Fundo Nacional de Assistência Farmacêutica; genoma, no Brasil; regulação de propaganda de medicamentos, pesquisas de novas drogas, e medicamentos e meio ambiente: o que fazer com o lixo medicamentoso?
Rilke Novato participou como debatedor da mesa redonda intitulada ‘As Perspectivas da Profissão Farmacêutica’. Segundo ele, foi um momento importante que proporcionou a farmacêuticos e estudantes de diversas partes do Brasil debaterem temas relevantes não só para a categoria, mas para toda a sociedade. A mesa redonda intermediada pelo vice-presidente da FENAFAR foi bastante concorrida, com plenário lotado e grande interação com os presentes, que participaram de forma muito interessada das exposições feitas pela Fenafar.
A Federação parabeniza e agradece ao coordenador do Idum e organizador do Congresso, Antônio Barbosa, pela realização do evento, que cumpriu seu objeto, reunindo representantes da área de saúde para debater o uso racional de medicamento e pelo convite feito à Federação para participar efetivamente das discussões deste importante tema. Consideramos que assim, podemos buscar melhorias reais para o uso e acesso a medicamentos, identificando os papéis sociais, do comércio e indústria e do Governo. |