|
Estudantes do Paraná alertam sobre os perigos da automedicação |
|
|
|
A ação contou com a participação de estudantes e o apoio do Conselho Regional de Farmácia. As faculdades de farmácia de Curitiba realizaram nesta quinta-feira (05) durante o dia, uma ação com o objetivo de alertar a população sobre os riscos da automedicação e da compra de medicamentos sem regulamentação.
“Na verdade os medicamentos que não tem registro junto ao Ministério da Saúde, eles não tem garantia nenhuma de eficácia. E o pior, não é só ele não fazer efeito, são os efeitos adversos que eles podem fazer. São medicamentos que muita vezes você não sabe o conteúdo dele. Então, por isso que é importante que todas as pessoas que adquirirem qualquer tipo de medicamento, além de ter orientação de um farmacêutico nas farmácias, que é um direito que toda população tem de ser assistido por um farmacêutico nas farmácias, verificar no rótulo, nas caixinhas dos medicamentos, se eles tem registro no Ministério da Saúde”. Foram realizadas também testes de glicemia, aferição de pressão, além de esclarecimentos gerais sobre as dúvidas da população. A Doutora Lia Almeida orienta como as pessoas devem proceder ao comprar medicamentos.
“A orientação que a gente passa é que toda a população quando precisar de medicamento ou tiver alguma prescrição médica que se dirija a farmácia, converse com o farmacêutico, e quando for alguma outra orientação o farmacêutico é o profissional capacitado pra prestar todo tipo de informação em relação ao medicamento, inclusive a orientação quanto a procurar um especialista ou um médico ou uma orientação simples que ele possa dar em relação ao uso do medicamento que as vezes o próprio já faz uso e o utiliza de forma incorreta muitas vezes”.
Fonte: CGN Notícias |