; Comitê pelo Uso Racional de Medicamento se reúne e define agenda - Fenafar

Sidebar

1

Comitê pelo Uso Racional de Medicamento se reúne e define agenda

Fenafar e Sindicato em ação

No dia 05 de Maio, dia do Uso Racional do Medicamento, se reuniu em Brasília o Comitê pelo Uso Racional do Medicamento. O comitê estava desativado desde o impeachment e a reunião da semana passada teve como pauta a Reativação do CNPURM, a apresentação da Nova Portaria do CNPURM e suas atribuições. Também se discutiu o plano de ação para 2017 e o Congresso Brasileiro pelo Uso Racional de Medicamentos.

A farmacêutica e tesoureira da Fenafar, Célia Chaves, participou da reunião representando a entidade. “A composição do Comitê foi toda alterada em função das mudanças no Ministério da Saúde. Por isso, no primeiro dia houve uma rodada de apresentações pois a maioria dos membros eram novos. Houve mudança também na representação da ANVISA e da Opas. Eu era a única remanescente da primeira composição e fiz questão de marcar isto como forma de dizer que sei de tudo o que aconteceu até hoje, eu domino a história do Comitê”.

Foram apresentadas a nova composição e uma informação boa é que a representação do Conselho Nacional de Saúde será feita por uma usuária.

“Eu questionei na reunião os motivos que levaram à exclusão da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) do Comitê e essa indagação garantiu que fosse incluída a indicação destas indicadas no Comitê, já que eles foram retirados sem serem consultados. Claro que as indicações ainda poderão sofrer corte da Gestão”, explica Célia.

Também foi apresentado o Plano de Ação do Comitê, que será objeto de revisão em próxima reunião que já eara marcada para 13 e 14 de junho.

A reunião também se debruçou sobre a programação do VI Congresso Brasileiro do Uso Racional de Medicamentos que será realizado junto ao Congresso do Conselho Federal de Farmácia em novembro.

Ao final dos trabalhos foi apresentado um Sarau organizado pela Assistência Farmacêutica Básica com uma peça montada pelos servidores da área sobre o uso racional de medicamentos.

Da redação
Publicado em 10/05/2017

UA-480112034-1