; PE: Sindicato se reúne com a Big Ben para tratar de denúncias - Fenafar

Sidebar

1

PE: Sindicato se reúne com a Big Ben para tratar de denúncias

Fenafar e Sindicato em ação

No final do mês de agosto, a diretoria do Sinfarpe recebeu um grupo de farmacêuticos que trabalham na Big Ben, Rede Nordeste e Nex Distribuidora, pertencentes ao mesmo núcleo empresarial, e ouviu dos profissionais diversas denúncias relacionadas ao tratamento que recebem nestas empresas.

Em face disso, o sindicato convocou uma reunião com o conglomerado para pedir explicações, a qual aconteceu na última sexta-feira, 15/09, na sede sindical, e a entidade expôs toda a situação, enfatizando que não aceitava as condições de trabalho denunciadas pela categoria.

A presidente Veridiana Ribeiro lembrou aos representantes da empresa, que as denúncias não se tratavam de um fato isolado, mas de um grupo considerável de farmacêuticos que pontuaram várias situações, a exemplo do desvio de função (assumindo o lugar de balconistas em férias, demitidos ou faltosos), o que tem sido uma prática constante nas farmácias da rede; o serviço de farmacêutico “itinerante” (deslocamento de um estabelecimento para outro aleatoriamente); assédio moral, dentre outras queixas. Ela lembrou que o Sinfarpe está em via de firmar um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a Big Ben e essas denúncias vêm na contramão do que está sendo negociado, por isso, espera uma solução imediata. Destacou ainda que com o ACT, a jornada de trabalho deverá ficar de segunda a sábado, com domingos e feriados em sistema de plantão, os quais os trabalhadores terão a liberdade de aceitarem ou não.

As representantes da Big Ben explicaram que a empresa tem passado por situações delicadas, devido a reestruturação do grupo, com fechamento, inclusive, de uma farmácia no Recife. Mas adiantou, que não é do interesse do patronato demitir ou oprimir farmacêuticos, e sim, que estes tenham satisfação em fazer parte do grupo. A gerente de operações pediu paciência aos trabalhadores enquanto a reformulação não for concluída e prometeu fazer um levantamento da situação de cada um para saber quais as reclamações que precisam ser sanadas. Mesmo com as garantias das representantes do grupo, o Sinfarpe pediu uma reunião com o gerente de Relações Sindical da Big Ben para tratar do assunto com uma pessoa especializada em sindicalismo. A data ainda não foi definida.

Participaram da reunião, representando o Sinfarpe, a presidente Veridiana Ribeiro, o diretor Holdack Velôso, a coordenadora do sindicato, Andréa Ribeiro Alcântara. Por parte da Big Ben, a advogada e a gerente de Operações.

Fonte: Sinfarpe
Publicado em 19/09/2017

UA-480112034-1