; AM: Assembleia Legislativa homenageia farmacêuticos - Fenafar

AM: Assembleia Legislativa homenageia farmacêuticos

Fenafar e Sindicato em ação

Uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas, realizada nesta terça-feira (26), homenageou profissionais e acadêmicos farmacêuticos pelo Dia Internacional do Farmacêutico. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Sinésio Campos (PT).

Em breve discurso, o parlamentar destacou a importância dos farmacêuticos no sistema de saúde pública e no atendimento medicamentoso à população de modo geral, prestando um serviço de grande relevância à sociedade.

Receberam placas comemorativas o Projeto Farmacêutico em Ação, coordenado pelo CRF-AM, representado pela presidente da entidade Dra. Ednilsa Guedes Corrêa Pereira, e o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Amazonas (Sinfar), na pessoa da sua presidente, Dra. Cecília Leite Mota de Oliveira. Também foram homenageadas com Certificados as presidentes do CRF e do Sinfar, o Conselheiro Federal Marcos Aurélio Pereira da Silva, e mais 13 profissionais indicados pelo Conselho e pelo Sindicato.

Cecilia e Ednilsa recebem a homenagemFalando em nome do CRF-AM, a presidente Ednilsa Guedes Correia Pereira declarou-se honrada em receber o premio pelo projeto “Farmacêuticos em Ação”, que segundo ela tirou o CRF de suas alas administrativas para levar suas atividades ao campo, “onde a gente vê que tanta gente no Amazonas não tem acesso à saúde e precisa de nós para ajudar”. Assistência farmacêutica gratuita leva à periferia da cidade cuidados necessários para que a população possa ser encaminhada às unidades de saúde.

A presidente do Sinfar, Cecília Leite Mota de Oliveira lembrou a luta nacional contra os garranchos dos médicos, que torna extremamente prejudicial uma receita que nem mesmo os farmacêuticos conseguem ler, e disse que o sindicato continua engajado na luta em defesa da implantação da Lei nº 3.199 de 4 de dezembro de 2007, do deputado Sinésio Campos, que obriga a expedição de receitas legíveis pelos profissionais médicos e odontólogos.

Curso na Aleam

Nesta segunda-feira (25), o Auditório Belarmino Lins da Aleam sediou o primeiro módulo do curso Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF). O objetivo é capacitar os farmacêuticos para os cuidados em seu campo de trabalho.

Fonte: Aleam
Publicado em 27/09/2017

Artigos

UA-480112034-1