; Em Pernambuco, Fenafar participa de atividade no CRF e se reúne com Sinfarpe - Fenafar

Sidebar

1

Em Pernambuco, Fenafar participa de atividade no CRF e se reúne com Sinfarpe

Fenafar e Sindicato em ação

O presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, esteve em Recife, nesta segunda-feira (29), para participar da Plenária do Conselho Regional de Farmácia, onde discutiu "Trabalho Farmacêutico: Estado da arte (mercado, salário, jornada e direitos) e as ações comuns entre a estrutura sindical a estrutura CFF e CRFs". Ele aproveitou a presença no Estado para se reunir com o Sindicato dos Farmacêuticos e debater estratégias de luta em defesa da categoria na atual conjuntura.

A reunião com a presidente do Sinfarpe, Veridiana Ribeiro e os diretores, Holdack Velôso, Leonardo de Barros e Luciano Costa, aconteceu no intervalo da plenária e foi considerada positiva pelos representantes do sindicato pernambucano. "Foi importante nossa conversa sobre esses temas com Ronald, em especial por ser dia do aniversário dos 53 anos do sindicato. Confirmamos parceria pela luta em defesa da categoria e união nas estratégias para a permanência do movimento sindical", frisou Veridiana.

Ronald com a diretoria do SinfarpePara o presidente da Fenafar, a oportunidade de dialogar com a diretoria dos sindicatos e as lideranças farmacêuticos é fundamental para construir unidade na luta contra o desmonte dos direitos da categoria e dos trabalhadores.

Na reunião plenária do CRF-PE, Ronald também destacou a centralidade da unidade da categoria, para se construir a defesa da profissão farmacêutica e da saúde pública diante das políticas que se apresentam para os trabalhadores e para a saúde. 

A participação do presidente da Fenafar na reunião plenária do CRF-PE teve como propósito fomentar o debate sobre o contexto adverso que se apresenta ao país, no momento em que se discutem propostas de desmonte do sistema de saúde, de desregulamentação das profissões e de desqualificação de suas entidades.

Ronald na Plenária do CRF-PEFalando sobre o trabalho Farmacêutico (mercado, salário, jornada e direitos) e ações comuns entre a estrutura sindical da categoria e a estrutura CFF e CRFs, Ronald Ferreira destacou que os trabalhadores – e a categoria farmacêutica em particular -, convivem com as ameaças reais de precarização das relações de trabalho, de redução de salários, de aumento da jornada e da piora nas condições e no ambiente de trabalho.

Citando a Proposta de Emenda Constitucional nº 108/19, que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais, o dirigente da Fenafar manifestou preocupação quanto ao futuro das profissões. “É momento de colocarmos as divergências de lado e somarmos forças, de criarmos estratégias de luta em defesa da profissão e da saúde pública”. Disse.

Segundo Ronald Ferreira, é imprescindível que os farmacêuticos e suas entidades representativas protagonizem o debate sobre a defesa do SUS, do trabalho e emprego e da livre organização sindical.

Ao final do encontro foi proposta a reativação do Fórum de Valorização da Profissão Farmacêutica, tendo Pernambuco como local de retomada do movimento. Um encontro deverá ser agendado para o mês de novembro, com participação dos conselhos, sindicatos, associações e entidades de representação estudantis.

Da redação com CRF-PE e Sinfarpe
Publicado em 01/08/2019

 

 

 

 

 

UA-480112034-1