; Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica será relançada em Brasília - Fenafar

Sidebar

1

Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica será relançada em Brasília

Fenafar e Sindicato em ação

A Federação Nacional dos Farmacêuticos, o Conselho Federal de Farmácia e a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) realizaram no dia 28/08 um café da manhã na Câmara dos Deputados para reunir parlamentares e discutir o direito da população de acessar medicamentos, a situação atual das políticas públicas na área de Assistência Farmacêutica, os projetos de lei em tramitação e outros temas de interesse da categoria e da sociedade.

 

Durante a atividade será relançada a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, que conta com a participação de parlamentares de todo o país e de um amplo leque de partidos preocupados com as discussões em torno dessa agenda.

"Esse espaço de diálogo com os parlamentares é fundamental para expor os posicionamentos da categoria sobre projetos de lei que estão em tramitação. Muitos deles, sob o pretexto de ampliar ou "facilitar" o acesso da população ao medicamentos - como os que liberam a venda de remédios em supermercados ou que dispensam a presença de profissional farmacêutico nas farmácias - estão na contramão da proteção do usuário. O medicamento não é uma mercadoria qualquer e sua dispensação precisa ser feita mediante a orientação do profissional farmacêutico visando o seu uso racional e a resolutividade dos problemas de saúde. A cultura da automedicação, estimulada pelo mercado e pela indústria, é nociva à saúde", alerta o presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos.

Ele destaca, ainda, que a atuação da Fenafar e das entidades farmacêuticas junto aos parlamentares tem sido fundamental nos últimos anos, "seja para garantir conquistas importantíssimas para a categoria, como a aprovação da lei 13.021/2014, seja para impedir a aprovação de projetos e outras medidas que atacam as garantias previstas nesta lei. Garantias para a sociedade, no direito à Assistência Farmacêutica como política integrante das políticas de saúde do país, e para os farmacêuticos terem a valorização do seu trabalho e seu lugar como profissional de saúde reconhecido pelo Estado", destaca.

O café da manhã será realizado no Salão Nobre, Anexo I da Câmara dos Deputados, no dia 28 de agosto, às 9 horas da manhã.

Da redação
Publicado em 15/08/2019

UA-480112034-1